ÚLTIMAS POSTAGENS

Quais plantas em casa que purificam o ar?

A ciência atestou o que as nossas avós já diziam: plantas dentro de casa podem purificar o ar no ambiente. Uma pesquisa liderada pelo ativista indiano Kamal Meattle comprovou que certas plantas conseguem absorvem mais gás carbônico e mais substâncias químicas toxicas do que outras, devolvendo uma maior quantidade de oxigênio.



O estudo começou quando Meattle descobriu que era alérgico ao ar de Nova Délhi, capital da India, e que tinha sofrido uma redução de 70% da sua capacidade pulmonar.

Foi aí que Meattle decidiu recorrer às plantas “sugadoras de poluição” e iniciar um monitoramento da qualidade do ar.  Ele fez experiências com as plantas no próprio edifício onde mora, um espaço de  4.645 metros quadrados, com 20 anos de existência. E constatou que há uma probabilidade de 42% de o oxigênio no sangue dos moradores subir em cerca de 1% quando eles permaneciam dentro desse prédio por pelo menos 10 horas.

Eis as “queridinhas” do Dr. Meattle: Palmeira areca, Espada de São Jorge e Dama do lago, também conhecida como Jiboia. A primeira remove o dióxido de carbono do ar. Mas é necessário ter pelo menos 4 delas na altura do ombro por pessoa. Em locais com ar mais poluído, como na Índia, é preciso limpar as folhas todos os dias. Em outras regiões, o indicado é limpar uma vez por semana e levá-las ao ar livre a cada 3 ou 4 meses.



A Espada de São Jorge converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite e é recomendado de 6 a oito plantas à altura da cintura por pessoa. Já a Jiboia é responsável pela eliminação do formaldeído e de outras substâncias voláteis presentes nos produtos de limpeza.

Outros especialistas também recomendam a Palmeira de bambu, que deixa o ambiente mais úmido e elimina as substâncias químicas; o Lírio de paz, que remove os gases que ficam suspensos no ar e retira os fungos; e, por último, a linda flor Gérbera, que elimina o benzeno, outro elemento químico.

Você vai ver que manter plantas em casa pode diminuir irritação nos olhos, doenças respiratórias, como asma, e também as dores de cabeça. Outro dado surpreendente é o aumento da produtividade humana nos ambientes com ar mais puro. Experimente!

Se você quer transformar a sua casa num verdadeiro balão de oxigênio veja outras dicas que podem purificar o seu ar:

1)   Prefira tintas feitas com matérias-primas naturais. Um bom exemplo é a tinta ecológica.

2)   Limpe regularmente o filtro e os dutos do ar-condicionado e do aquecedor

3)   Evite produtos de limpeza que contenham compostos orgânicos voláteis. Entre em contato com serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para saber.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT