ÚLTIMAS POSTAGENS

Exercícios com elástico ajudam na coordenação motora

Equipamento simples traz benefícios ao atleta e contribui para uma vida mais saudável.

A praticidade e a eficácia dos exercícios com elástico faz com que o equipamento tenha espaço dentro e fora das academias. Ele oferece uma forma versátil de se exercitar, além de ter um custo acessível e ser fácil de guardar e carregar.


Os elásticos estão cada vez mais presentes nas academias, substituindo halteres e caneleiras. Apesar de parecerem mais "simples", exercícios com elástico se mostram extremamente positivos e os resultados são logo visíveis.

Insira exercícios com elástico no seu treino

Jaqueline Knop, fisioterapeuta especialista em Cinesiologia e Terapia Manual, explica que os exercícios com elástico possibilitam a movimentação de todos os grandes grupos musculares. "Dependerá apenas da posição do elástico. A carga aumenta progressivamente conforme o alongamento do elástico", explica a profissional.

Um exemplo citado pela fisioterapeuta é para exercitar o bíceps, que realiza a flexão do cotovelo. Em pé, pisando sobre o elástico, o indivíduo mantém os pés levemente afastados e braços ao longo do corpo. Ele segura as pontas do elástico e realiza a flexão de cotovelo com os punhos firmes virados para cima.

"É preciso ter atenção para realizar o movimento na mesma velocidade, tanto para flexionar quanto para estender o cotovelo e não deixar acontecer o 'solavanco'  quando o elástico estiver encolhendo", orienta Jaqueline.

Além desse, é possível praticar:

- Elevação lateral, na qual o praticante pisa sobre o elástico e faz a abdução dos ombros

- Remada, na qual o elástico é preso em uma coluna e puxado, trazendo-se as mãos na lateral do tronco

- Crucifixo, em que, dê costas, é feita uma flexão horizontal dos ombros até se aproximar uma mão da outra.

Benefícios e cuidados com os exercícios com elástico

A fisioterapeuta explica que o treino realizado com elástico melhora a força muscular e o condicionamento físico, além de ajudar na coordenação motora. Os benefícios variam de acordo com cada objetivo mas, de forma geral, também contribuem para maior resistência contra lesões e para o ganho de mobilidade e flexibilidade.

"É preciso ter em mente que, como em qualquer outro exercício, a pessoa deve ser avaliada por um profissional capacitado para a prescrição adequada dos exercícios, de acordo com sua possibilidade. Devem ser levadas em consideração possíveis restrições de movimento, lesões pré-existentes e dor", orienta Jaqueline.

Mesmo que você decidir praticar os exercícios em casa mesmo, lembre-se de conversar com um educador físico ou fisioterapeuta para que ele possa lhe indicar o movimento correto. Os bons resultados só serão alcançados mediante uma execução adequada.

A frequência também será determinada pelo profissional, mas a fisioterapeuta afirma que praticar exercícios com elástico pelo menos duas vezes por semana traz ótimos resultados para o corpo.

Você costuma praticar exercícios com elástico? Converse com seu personal ou instrutor e peça indicações de treinos para incluir no seu dia a dia.

FONTE: Vivo Mais Saúde

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT