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8 bons motivos para correr.

Agora, chegou a hora dos especialistas explicarem o porquê da corrida ser tão gratificante para quem pratica. Confira:



Desafio

O psicólogo Breno Rosostolato esclarece o ponto. “Se sentir desafiado faz com que você lute, tenha coragem e siga em frente”, diz.

Ultrapassar os obstáculos faz com que a pessoa sinta-se mais confiante e segura.

Superação

Breno explica que se superar exige concentração, determinação e foco, aspectos emocionais imprescindíveis para que a pessoa não desista da corrida.

“Acreditar em si e ter um propósito faz toda a diferença”, completa. Romper limites, participar de uma corrida ou aumentar o tempo da corrida passam a ideia de superação.

Livrar-se da negatividade

Sensações agradáveis e de bem-estar são uma consequência da prática da atividade física. “O corpo se sente bem, forte e com muita energia”, comenta Breno.

A positividade vem à tona!

Bem-estar puro

Quando se pratica corrida, inúmeras reações acontecem no corpo e muitas delas contribuem para que a pessoa se sinta bem.

O neurologista Daniel Campinho Schachter, do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), destaca a liberação de endorfina – uma substância que promove a sensação de bem-estar.

Além disso, Daniel ainda completa “o contato com a natureza, árvores, vento, mar, lagoa e a exposição à luz natural, todos têm um papel importante para o bem estar mental”.

Outro fator é o aumento da expectativa de vida e a redução do risco de doenças em geral.

Endorfinar

E o neuro-hormônio endógeno endorfina faz muito mais além do bem-estar. “Causa aumento da disposição, alívio de dores e melhora do sistema imunológico”, acrescenta a nutróloga Alice Amaral.

Ele também é responsável por transformar carboidrato em energia, queimando a gordura corporal.

Emagrecer

Segundo Alice, toda atividade física aeróbica de longa duração e intensidade média auxilia no emagrecimento.

“Ela aumenta os batimentos cardíacos e o metabolismo”, complementa.

Modelar o corpo

“Com a prática regular da corrida, as reações químicas do corpo ficam mais rápidas e a queima de gordura é realizada até mesmo em repouso”, explica o educador físico Filipe Cavalieri.

Dessa forma, o shape fica mais enxuto e modelado.

Saúde 100%

Filipe esclarece que, a longo prazo, a corrida reduz risco de infarto, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora o controle da pressão arterial e regula os níveis de colesterol.

“Também  aumenta a massa muscular corporal, reduz o peso e eleva a autoestima do praticante”, finaliza.

Fonte: Revista Shape

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