ÚLTIMAS POSTAGENS

Veja como identificar e tratar a intolerância à lactose.

Saiba identificar e conviver com o distúrbio.


Se você sente náuseas, dor de barriga, de cabeça ou tem diarreia depois de consumir leite e derivados, pode ser que sofra de intolerância à lactose. O problema é causado pela incapacidade do organismo de produzir lactase, a enzima que digere o açúcar do leite: "Quando não é quebrada, a lactose é fermentada por bactérias no intestino, causando o mal-estar", diz o nutrólogo Fernando Chueire, da Associação Brasileira de Nutrologia. Às vezes é preciso eliminar laticínios do cardápio ou tomar remédio. Saiba mais sobre o assunto.

Como detectar o problema

Teste de tolerância à lactose: ingere-se lactose pura e nas horas seguintes coleta-se sangue para indicar os níveis de glicose. Se não houver alteração, a pessoa tem intolerância.

Teste de tolerância pelo hidrogênio expirado: mede-se a quantidade de hidrogênio na respiração após a ingestão de lactose. Concentrações mais elevadas do gás indicam deficiência na digestão.

Pesquisa de substâncias redutoras nas fezes: verifica-se a acidez e a cor das fezes. A lactose não digerida altera o pH e a coloração fecal.

Intolerância à lactose é diferente de alergia

Os sintomas da alergia aparecem em pouco tempo e ocorrem não só pela ingestão do leite mas também pelo contato com o alimento ou até mesmo pelo cheiro dele. Podem ocorrer coceira, vermelhidão, inchaço nos lábios, nos olhos ou na glote, tosse, falta de ar e até choque anafilático. A saída para evitar crises alérgicas é tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz ou de aveia.

Trocas nutritivas

Se você precisa reduzir ou eliminar os alimentos lácteos da sua dieta, veja outras opções que também garantem um bom fornecimento de cálcio:

· Brócolis, couve, espinafre, nabo, quiabo e soja.
· Sucos e cereais enriquecidos com cálcio.
· Produtos de soja com cálcio, como tofu e leite de soja.

FONTE: M DE MULHER

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT