ÚLTIMAS POSTAGENS

Como usar perfume no verão?


Nenhuma estação nos deixa mais com vontade de prolongar a sensação de banho tomado do que o verão. Mas como passar pelo calorão de 40 graus com a dignidade de quem acabou de tomar uma ducha? As prateleiras estão cheias de opções que prometem deixar um cheirinho inesquecível até nos dias mais quentes. Mas como escolher?

As altas temperaturas aumentam a transpiração e com ela a propagação no ar de qualquer essência colocada sobre a pele. Por isso, o ideal é investir em produtos com fragrâncias compostas por notas cítricas, florais suaves ou aromáticas verdes e frutadas, mais leves e refrescantes.

— Procure por produtos menos concentrados, com menor poder de fixação sobre a pele, como “eau de toilette”, colônias, “body splashes” ou desodorantes. Isso evita aquela famosa dor de cabeça, tanto em quem usa o perfume, quanto em quem está ao redor — aconselha a dermatologista Vivian Amaral, do Rio de Janeiro.


Mas se a ideia é manter-se o dia todo com cheirinho de quem acabou de sair do banho, como fazer com que esses produtos mais “fracos” não sumam uma hora para outra? O coordenador do núcleo de avaliação de fragrâncias de O Boticário, Cesar Veiga, explica que as opções menos concentradas costumam ficar na pele de duas a quatro horas. Então é sempre bom carregar o frasco na bolsa e reaplicar durante o dia.

— Uma boa saída é colocar algumas gotinhas na nuca, abaixo da linha do cabelo. Os fios acabam dificultando um pouquinho mais a evaporação do cheirinho bom — diz Cesar.

O tipo de pele também tem muito a ver com a duração do perfume, seja ele mais concentrado ou não. Peles morenas e oleosas, tão comuns entre as brasileiras, conseguem aderir melhor as fragrâncias. Como nossa pele costuma ficar mais oleosa e bronzeada no verão, isso é mais um motivo para escolhermos fragrâncias mais leves e menos concentradas.

— Em pessoas de peles claras e secas, o cheiro tende a aderir de forma mais escassa e durar por um tempo menor — explica Vivian Amaral.
Cuidados ao se expor ao sol
Se a ideia é passar o dia na praia, curtindo o sol, o mar ou a piscina, é melhor colocar as fragrâncias de lado e deixar o protetor solar reinar sozinho como centro das atenções da sua pele.

— Os perfumes, principalmente as fragrâncias cítricas e amadeiradas, possuem substâncias psoralênicas na formulação, compostos fotossensibilizantes capazes de aumentar a ação dos raios ultravioletas na pele, causando o aparecimento de manchas — explica Vivian. — Além disso, conservantes e fixadores podem provocar alergias nos locais de aplicação que, ao serem expostos ao sol, também podem acabar manchando.

VIA 

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT