ÚLTIMAS POSTAGENS

Casa pequena? Dicas de como transformar pequenos cômodos em práticos!


Ter tudo o que precisa em uma casa de pouco espaço não é fácil... Encontrar meios para decorar e deixar ambientes pequenos mais funcionais, além de bem decorados, não é difícil - nem caro. O arquiteto Glaucio Gonçalves diz que é preciso observar os cômodos e fazer uma lista das mobílias do ambiente pequeno a ser melhorado.

Para os quartos, quanto mais armários, melhor - segundo o arquiteto. "É preciso tentar reaproveitar o pequeno espaço, dando nova utilidade e aparência", diz. A alternativa que ele sugere é ter vários armários, para organizar os objetos e utilizar espaços que sobram no ambiente, como embaixo da cama.

Na sala, pode ser integrada a sala de jantar para as refeições da família, para que ambas sejam usadas com o máximo de aproveitamento. "A sala de jantar deve ter uma mesa que seja prática e funcional para o dia a dia, como apoio para refeições rápidas, e não apenas para a utilização do jantar", recomenda. A sala de televisão, para ele, deve ter itens de tecnologia - que oferece cada vez mais aparelhos menores ou mais finos, sendo uma grande aliada quando o assunto é casa com pouco espaço. "A tecnologia hoje permite praticidade e utilização de acordo com as necessidades dos moradores", acrescenta.

A cozinha tem a mesma recomendação do quarto: instalação de quantos armários for possível. Além disso, de acordo com Glaucio, é preciso que os equipamentos mais utilizados pelos moradores sejam priorizados nos armários. "Todos os equipamentos devem ser organizados conforme a necessidade e utilização do morador, de forma que fique prático e funcional para o dia a dia para manter, assim, a organização".

Banheiros, que geralmente são pequenos - principalmente em apartamentos -, precisam ser ainda mais funcionais. E é possível deixá-los práticos e bonitos ao mesmo tempo. "É interessante a utilização de um toalheiro térmico para secagem de toalhas, além de acessórios de qualidade como saboneteiras, toalheiros e torneiras, que permitem o otimização dos espaços e também dão ao ambiente uma sofisticação", sugere Glaucio.

No geral, há várias outras dicas para tornar os pequenos espaços mais aconchegantes, organizados e com a sua cara!

Confira abaixo as dicas do arquiteto:
- A tecnologia e a inovação deve fazer parte da decoração destes ambientes, pois é muito importante adequar o apartamento às necessidades do mundo atual, de acordo com as tecnologias oferecidas;

- Leve em consideração todos os hábitos, lazeres e necessidades de quem mora no espaço;

- Faça uma estimativa dos gastos para adequar o projeto às possibilidades;

- Caso a reforma seja realizada em todo o apartamento, faça um planejamento para executá-la em etapas, de modo a não atrapalhar seu dia a dia e priorizar os ambientes mais urgentes;

- Decore deixando os espaços funcionais e práticos, para que no dia a dia o ambiente fique o mais organizado possível;

- Além de integrar a cozinha à sala, junte a ela a área de serviço. Assim, consegue-se uma maior amplitude e iluminação;

- Crie ambientes aconchegantes, utilizando iluminação adequada para cada um deles;

- Separe os ambientes de forma sutil, seja através de cortinas específicas para separação de ambientes, com o auxílio do mobiliário, ou apenas por diferentes tipos de piso.

- Utilize materiais e revestimentos de fácil aplicação, como papel de parede, laminados e cortinas. Além de práticos, esses materiais permitem uma mudança rápida e de impacto.

Agora, é só investir na imaginação para não viver mais no aperto!

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT