ÚLTIMAS POSTAGENS

Você sabe o que é aromaterapia?

Imagem meramente ilustrativa.
Muitas pessoas se perguntam o que é aromaterapia e se essa técnica realmente funciona. Com a utilização de óleos essenciais de plantas, a terapia alternativa pode trazer benefícios para o corpo e para a mente. Conheça mais.

Saiba o que é aromaterapia

Para entender melhor o que é aromaterapia, é preciso saber que esse método é utilizado como um tratamento complementar para diversos problemas de saúde. As procuras mais comuns são para amenizar problemas emocionais, como o estresse, e também para tratar males respiratórios.

A terapia pode ser feita em clínicas especializadas na técnica, por uma terapeuta aromatóloga. Os óleos essenciais utilizados são extraídos diretamente das plantas, podendo ser da raiz, do caule, da semente, da flor ou do fruto. Eles possuem ações terapêuticas, além de propriedades farmacológicas.

Mais que saber o que é aromaterapia, é interessante conhecer como ela é feita e como age no organismo. O tratamento consiste na inalação do aroma dos óleos essenciais, ou então a partir da aplicação das substâncias na pele. Os aromáticos naturais podem ser utilizados de diversas maneiras, sendo massagens, banhos e inalações as mais comuns.

As plantas possuem diversas propriedades que favorecem a saúde e o bem-estar. Elas têm função anti-inflamatória, analgésica, expectorante, anticéptica, vermífuga, cicatrizante e germicida.

A aromaterapia traz ainda mais benefícios para as mulheres, pois ajuda a controlar os sintomas de alterações hormonais como TPM e menopausa, aliviando cólicas, estresse, enxaqueca, má circulação, ondas de calor, entre outros.

O que é aromaterapia: Benefícios de algumas plantas

A terapia utilizando o alecrim ativa a circulação sanguínea do corpo, aliviando dores musculares e reumáticas. O basílico e o jasmim combatem sintomas de depressão e ansiedade. A rosa também auxilia no tratamento da depressão, pois é regeneradora celular e ameniza traumas, pânico, angústia, impaciência e tristeza.

A camomila tem função calmante, analgésica e anti-inflamatória. A laranja doce age como um ótimo revigorante e estimulante, proporcionando mais energia e disposição. Ambas as plantas melhoram o sistema digestivo.

O eucalipto e o limão são conhecidos por aumentar as defesas do organismo contra gripes, resfriados e contaminação por bactérias. O eucalipto também purifica o sistema respiratório, é expectorante e alivia asma, bronquite e sinusite. Já o limão estimula a memória, sendo muito indicado para tratamento em idosos.

Ainda existem tratamentos que utilizam o gengibre, que traz benefícios como o combate à enxaqueca, a dores na coluna e às provocadas por torções e contusões. A lavanda também auxilia no tratamento desses problemas, e ainda alivia o estresse, a insônia e as tensões nervosas, sendo também usada contra picadas de insetos e queimaduras.

FONTE

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT