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7 dicas para não cometer gafes na hora de escrever na internet.

Não vejo melhor forma de mostrar quem somos, senão através da maneira como nos comportamos. Acredito que a forma como fazemos as coisas diz muito a nosso respeito, mesmo que não se diga uma palavra. E dentro desses “não ditos”, existe um comportamento em especial que considero universal: a gentileza! Pessoas gentis parecem radiantes, pois não pensam somente em si próprias, e justamente por isso são tão especiais.


Aliás, um gesto de gentileza, além de fazer bem para quem recebe, também faz bem para quem a pratica. Isso porque ser gentil é agir de maneira positiva e quando atuamos desta forma, atraímos também coisas boas para a nossa vida. E isso não se trata de um pensamento otimista, mas de uma lógica de ação e reação. Tudo aquilo que damos ao mundo acaba voltando contra nós mesmos. Por isso, quando agimos de forma gentil, também somos tratados gentilmente.

Um outro ponto que deve ser levado em consideração hoje em dia é o advento da tecnologia. E, sim, com ela precisamos a cada dia nos aperfeiçoar para não ficarmos ultrapassados. O que implica em estarmos, constantemente, aprendendo coisas novas e, consequentemente, isso implica numa mudança de comportamento.

Quer ver só? Aposto que há dez anos você jamais imaginaria saber tanto sobre computadores e mensagens instantâneas do que sabe hoje. Mas o que digo é que se por um lado aprendemos mais, por outro podemos também mostrar o que somos através das tecnologias que utilizamos em nosso dia a dia. Portanto, a gentileza também deve fazer parte da nossa comunicação na internet ou em qualquer meio de comunicação que usamos para interagir com as pessoas.

Não precisa muita coisa, basta apenas prestar atenção em alguns detalhes para espalhar gentileza também no mundo digital. Para te inspirar, eu elenquei 7 dicas básicas e superfáceis de serem seguidas à risca. E, acredite, elas estão inseridas quase todos os dias em nossa vida!

Comece seus e-mails e mensagens com 'bom dia, boa tarde ou boa noite'

Não é porque estamos digitando que devemos deixar de ser cordial. Começar um e-mail com uma saudação é agradável aos olhos, pois indica uma sutil introdução ao assunto. Caso você não se sinta confortável em iniciar desta forma, vale também um 'Olá' ou apenas o nome do destinatário.

O mesmo vale para o final do e-mail, ou seja, se despeça de maneira cordial, mesmo que seja informalmente.

Responda mensagens e SMS, se possível, no prazo de 24 horas

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que a média para a visualização de uma mensagem é de 3 minutos. Isto não significa que você deva sair respondendo todas as mensagens no exato momento em que receber, mas não leve muito tempo para isto. Sempre que possível, dê um retorno no prazo máximo de 24 horas, mesmo que seja apenas para informar que visualizou a mensagem, isto demonstra respeito com a outra pessoa. Portanto, vale a pena tentar!

Envie artigos interessantes

Existe tanta coisa legal na internet! Desde vídeos descontraídos a artigos importantes. Sempre que encontrar algo que, na sua opinião, uma outra pessoa gostaria de ver ou ler, não pense duas vezes e envie por e-mail. Você pode alegrar o dia de alguém com esta simples atitude. Experimente!

Seja gentil e suave na hora de escrever

É muito desagradável receber uma mensagem ofensiva! E não somente isso, acaba ficando feio, principalmente para quem escreve, pois dá o direito à outra pessoa de julgar este tipo de comportamento. Por mais que a situação seja tensa e te deixe furioso, se for preciso, espere um tempo antes de responder a um e-mail ou qualquer outra mensagem.

Isso pode te livrar de uma série de problemas e não dá margem para que outras pessoas possam usar o que escreveu contra você mesmo.

Cuidado com erros ortográficos

Hoje a forma escrita mudou bastante. Eu mesma, às vezes, me pego abreviando palavras para encurtar a mensagem. Não há nada de errado com isso, mas abreviar é diferente de escrever errado. Além de ser desconfortável de ler, pode passar uma mensagem errada a seu respeito.

Cuide deste “detalhe”, pois escrever errado pode fazer toda a diferença.

Cuidado com o que escreve

Escrever é diferente de falar, por mais que ambos sejam considerados uma forma de se comunicar. A diferença é que quando falamos, normalmente a pessoa que nos escuta percebe também a entonação de voz, os gestos e a maneira como passamos a mensagem. Isto é diferente de quando alguém lê o que você escreveu, pois neste caso a interpretação fica por conta de quem está lendo, sem interferência da pessoa que enviou a mensagem.

Portanto, quando for escrever algo para alguém, tenha cuidado com as palavras escolhidas. Isso porque uma simples colocação errada pode comprometer tudo o que você tentou dizer anteriormente. É o caso de enviar e-mails em caixa alta (letras maiúsculas), que pela etiqueta da internet é como se você estivesse gritando.

Fonte: Tempo de Mulher

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