ÚLTIMAS POSTAGENS

Ciúme de sogra: saiba como lidar com a situação.

Manter um bom relacionamento com a sogra é essencial para o bem do seu casamento.


Já diziam os ditados populares que sogra boa é sogra longe. Deixando os preconceitos de lado, é fato que muitas pessoas realmente sofrem com esse relacionamento. Afinal, por que a relação entre sogra e nora precisa ser tão difícil? A resposta é simples: não precisa! Conversamos com a psicóloga Andrea Lorena, que explicou direitinho o porquê do ciúmes excessivo característico da mãe do seu parceiro e deu dicas superlegais para te ajudar a contornar a situação. Confira!

Entenda o ciúme
Segundo a psicóloga, o ciúme pode ser definido como o medo de perder a pessoa amada ligado diretamente com a vontade de tê-la só para si. Nesse contexto, algumas mães encaram o casamento dos filhos como uma perda, e a nora é vista como a vilã que tomou todo o seu amor, atenção e tempo. Quando isso acontece, qualquer mínimo atrito entre sogra e nora pode se tornar uma verdadeira tempestade.

A importância de um bom relacionamento
Apesar dos pesares, é de extrema importância que a convivência com a sua sogra seja ao menos agradável. Afinal, agora vocês serão da mesma família. “Manter uma relação conflituosa com a família do parceiro pode refletir na vida do próprio casal”, explica a psicóloga. Da mesma forma que a sogra precisa entender que a nora não exclui seu papel de mãe, a nora precisa saber lidar com o fato de que o casamento gera uma reestruturação da dinâmica familiar que merece atenção e pede flexibilidade de todos os lados.

Contorne a situação
A melhor maneira de amenizar os conflitos no seu relacionamento com a sogra é evitar a competição. “Tanto a nora quanto a sogra devem ter em mente que seus papéis na vida do filho/marido são completamente diferentes: uma é a mãe a outra é a esposa. Existe espaço para as duas!”, afirma Andrea.

Para que haja progresso, porém, é necessário que ambas as partes se esforcem. Converse com seu marido e conte, de forma assertiva, como se sente em relação à mãe dele e, juntos, discutam soluções para o problema. De acordo com a psicóloga, inclusive, o papel do marido é fundamental para que limites sejam colocados e tanto você quanto sua sogra entendam o próprio papel na nova dinâmica familiar. “Manter diálogos abertos e educados, por exemplo, pode ser o primeiro passo para a reconstrução da harmonia no relacionamento de vocês”, finaliza.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT