ÚLTIMAS POSTAGENS

Rotina para Crianças: Hora certa para ir dormir pode influenciar comportamento.

Nova pesquisa britânica aponta que ter um horário regular para se deitar pode minimizar dificuldades de relacionamento e hiperatividade infantil

Ter hora certa para dormir pode garantir mais do que uma boa noite de sono para as crianças e seus pais. Uma nova pesquisa britânica aponta que esse hábito pode fazer a diferença para o bom comportamento infantil.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 10 mil crianças com sete anos de idade inscritas no Millennium Cohort Study, um estudo de longo prazo sobre bebês nascidos no Reino Unido entre 2000 e 2002. Detalhes da hora de dormir das crianças foram coletados quando elas tinham entre três anos e meio e sete anos.

Ao mesmo tempo em que as conclusões do sono foram coletadas, os pesquisadores pediram para professores e mães que avaliassem o comportamento das crianças. Essa pesquisa incluiu 25 perguntas.

Os autores do estudo observaram que quando as crianças - que se encontravam na faixa dos sete anos de idade - iam para a cama em horários irregulares, eram mais propensas a ter problemas de comportamento do que seus pares que tinham um tempo consistente para se deitar. Além disso, o estudo também descobriu que quanto maior a variedade de horários, piores eram os problemas de comportamento, que incluiriam hiperativismo e dificuldades de relacionamento com outras crianças.

"A hora de dormir irregular foi ligada a dificuldades de comportamento e esses efeitos parecem se acumular na primeira infância", disse a autora principal do estudo, Yvonne Kelly, professora na University College London, na Inglaterra.



A boa notícia do estudo é que, se você mudar o hábito do seu filho e definir um horário regular para dormir toda noite, o comportamento dele provavelmente vai melhorar. "Esse quadro parece ser reversível - crianças que mudaram o hábito de não ter hora certa para dormir apresentaram melhorias no comportamento. O contrário também aconteceu", acrescentou.

Kelly afirma que horários irregulares poderiam contribuir para problemas de comportamento de várias maneiras. "Em primeiro lugar, a mudança da hora de dormir noite após noite interfere com o ritmo circadiano (relógio biológico da criança) e induz um estado semelhante ao ‘jet lag’. Em segundo, o sono interrompido interfere com processos de maturação do cérebro", explicou ela.

Rubi Roy, pediatra no Hospital Infantil de La Rábida, em Chicago, concorda que vários motivos podem contribuir para uma conexão entre hora de dormir irregular e problemas de comportamento.

"Quando as crianças não têm estrutura e previsibilidade, apresentam ansiedade", disse Roy. "A falta de sono também pode causar problemas de comportamento visto que algumas dessas crianças só vão dormir quando já passaram da exaustão, o que significa que não dormem o suficiente", explicou. "As crianças provavelmente dormem melhor quando têm horário regular de dormir e quando possuem uma rotina na hora de deitar", lembra Roy.

Mesmo reconhecendo a importância do horário regular, Kelly conclui: "conseguir estabalecer rotinas regulares em torno hora de dormir parece ser importante para o desenvolvimento comportamental das crianças, mas há muitos outros fatores que influenciam também. Assim, não devemos ficar muito preocupados com as crianças terem que ir dormir no mesmo horário absolutamente todas as noites".

O estudo foi publicado no dia 14 de outubro na versão online e na edição impressa de novembro da revista Pediatrics.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT