ÚLTIMAS POSTAGENS

Descubra o que é mito e o que é verdade nas dicas e truques de beleza caseiros.

As prateleiras de cosméticos oferecem produtos com alta tecnologia para todos os tipos de pele, cabelo e necessidades. Mesmo assim, algumas mulheres juram de pés juntos pelas dicas de beleza de suas avós, mães, conhecidas e, mais recentemente, da internet.


Caçamos 20 truques caseiros inusitados e perguntamos para profissionais da beleza e saúde se eles funcionam ou não, e qual a lógica por trás de cada uma.

Cobrir a pálpebra com uma colher antes de aplicar a máscara de cílios, para não borrar 
Funciona, mas segundo Caroline San Cristobal, maquiadora do Circus Hair, o melhor é treinar para a mão ficar firme e não borrar. “Se o problema for uma sombra escura, você pode passar bastante pó finalizador embaixo dos olhos antes de maquiar e pincelar a sujeira embora”, recomenda.

Colocar rodelas de batata crua nos olhos para diminuir o inchaço 
Depende. Carla Vidal, dermatologista, explica que a única coisa que faz efeito com rodelas de vegetais nos olhos é a temperatura em que eles se encontram. “A batata ou o pepino, se gelados, vão diminuir o inchaço por causa do frio. Já um sachê de chá de camomila úmido e resfriado é melhor para diminuir o edema, pois a camomila tem propriedades calmantes”, recomenda.



Usar antiácido estomacal como máscara facial 
Não funciona. Um antiácido recorrente nas receitas caseiras é o pepto bismol. Sua composição contém, entre outras coisas, ácido salicílico. “Este componente ajuda a amenizar a acne e a renovar as células, mas só em quantidades e veículos próprios para o uso na pele”, explica Carla Vidal. O mesmo vale para máscaras de aspirina. Pode-se até perceber algum efeito, mas produtos específicos para acne terão resultados ainda melhores.

Esfoliar o corpo com café para combater a celulite 
Não funciona. Assim como o ácido salicílico na aspirina, a cafeína nos grãos de café não está preparada para penetrar na pele. Apesar disso, pode haver um leve aumento na circulação devido à esfoliação, não ao café. “Nos tratamentos estéticos, a cafeína é extraída dos grãos verdes de café, e usada em grandes concentrações. Passar o café moído na pele só vai deixar um cheirinho agradável”, brinca Carla Vidal.

Remover máscara de cílios e hidratar os cabelos com azeite 
Funciona. “Óleos vegetais, em geral, são ótimos para hidratar e remover maquiagem”, explica Carla Góes. Para remover a máscara de cílios, atente para a oleosidade da pele, que vai aumentar. Além disso, quem sofre com descamação na região dos cílios (que parecem caspas), deve deixar o truque de lado. Já nos cabelos, passe o azeite só nas pontas, como um silicone.

Guardar o esmalte na geladeira para não formar bolhinhas nas unhas ao pintar 
Não funciona. Segundo Denis de Paula, supervisor de pesquisa e desenvolvimento da Mundial Impala, a temperatura das mãos e o clima na hora da esmaltação é que pode causar bolinhas. “Mãos quentes e tempo quente podem deixar o esmalte com bolhas”, explica. Então, deixar as mãos em água fria antes de esmaltar pode ser uma ideia melhor.

Usar vaselina nas áreas de atrito do pé com o sapato, para não formar bolhas 
Funciona. Segundo Carla Vidal, essa dica é utilizada por atletas profissionais para evitar bolhas nos pés e assaduras entre as pernas. “A vaselina funciona como lubrificante e impede o atrito, mas deve ser removida para não causar alergias e obstrução dos poros”, recomenda.

Envolver os dedos em algodão com acetona e papel alumínio para remover o esmalte com glitter 
Não funciona. Como o glitter não é sensível ao solvente de esmalte, não há muito a fazer para facilitar sua remoção. “O papel alumínio não ajuda em nada, mas deixar o algodão sobre o esmalte por mais tempo facilita bastante”, explica Denis de Paula. “O melhor é usar um bom removedor sem acetona”, completa.

Aquecer o lápis de olho ou boca junto à chama de um isqueiro para intensificar a cor 
Funciona. Como a maioria dos lápis e cosméticos em bastão possui algum tipo de cera na formulação, o calor faz com que a maquiagem dê uma leve derretida. “Esquentar o lápis aumenta a transferência e intensidade do produto, dando um efeito bem diferente da aplicação seca”, explica Caroline. Uma alternativa ao isqueiro pode ser a lâmpada de um abajur.

Aplicar pó translúcido por cima do batom para fixar a cor 
Funciona. “O pó translúcido realmente ajuda a fixar e a “secar” o batom. Eu prefiro aplicar o batom, o pó, e mais uma camada de batom”, dá a dica Caroline.

Acrescentar extrato de hortelã no gloss para deixar os lábios mais volumosos 
Funciona. Segundo a dermatologista Carla Góes, o extrato de hortelã pode dar um pequeno aumento na circulação local, inchando levemente os lábios. Carla Vidal concorda, mas diz que o extrato de pimenta tem efeito ainda mais intenso.

Polvilhar talco nos cílios antes de aplicar a máscara, para ter mais volume 
Depende. A ideia de jogar talco entre as camadas de rímel com a intensão de simular cílios mais volumosos “pode funcionar”, diz Caroline, “mas também pode fazer uma meleca”. Com tantas opções de máscara para cílios no mercado, a maquiadora aconselha investir em um bom cosmético e esquecer o talco.

Usar uma colher como molde para delinear os olhos 
Funciona. Para quem quer um gatinho mais curvo, a borda de uma colher pode servir como um guia na hora do delineador, “mas fica complicado segurar a colher em uma mão e o pincel na outra”, diz Caroline. Para quem quer um guia, usar uma fita adesiva para fazer o desenho é uma solução, mas nada supera a prática. Caroline também sugere fazer o traço com lápis e passar o delineador por cima, ajeitando o traço com um cotonete embebido em removedor de maquiagem depois.

Aplicar cola branca em volta das unhas antes da manicure para facilitar a limpeza 
Funciona, mas... Segundo Denis, a lógica aqui está na não-aderência do esmalte às cutículas, mas não é uma boa ideia usar cola, que não foi feita para ser aplicada na pele. “O melhor é passar um hidratante ou óleo em volta da unha para o mesmo efeito”, explica.

Mergulhar os dedos na água gelada após a manicure, para os esmalte secar mais rápido 
Funciona. Essa dica é efetiva porque o esmalte seca mais rápido em temperaturas mais baixas, “que é o mesmo princípio dos sprays secantes”, conta Denis. No entanto, não vale colocar a mão no bolso da calça logo depois, porque o esmalte não seca totalmente.

Usar leite para remover a maquiagem 
Não funciona. “Melhor usar um removedor de maquiagem próprio para isso”, diz Carla Vidal, “o leite vai espalhar mais a maquiagem e ainda pode aumentar a oleosidade e atrair bactérias”.

Passar maionese no cabelo para uma super-hidratação 
Não funciona. “Isso não faz sentido. Apesar de ter gorduras e proteínas, a maionese não vai penetrar bem no cabelo e existem muito cremes a bom preço”, afirma Carla Vidal. Iogurte e mel fazem uma receita caseira mais eficiente, sugere Carla Góes.

Usar coalhada para melhorar a acne, hidratar a pele, suavizar manchas e eliminar caspa 
Não funciona. “Do mesmo jeito que o leite não funciona para remover a maquiagem, a coalhada não vai resolver nenhum desses problemas”, conta Carla Vidal. O certo é ir ao dermatologista e encontrar a melhor formulação para seu caso.

Usar chá de camomila para clarear fios loiros, e café para dar brilho aos castanhos 
Funciona. “A camomila possui propriedades clareadoras que atuam na medula capilar, deixando os fios loiros mais loiros”, diz Carla Vidal. “O café ativa os fios e aumenta o brilho, dando uma aparência mais saudável”, explica Carla Góes.

Passar ovo nos cabelos para fortalecer e dar brilho 
Funciona. Essa dica passada de geração para geração é certeira. “A proteína da clara ajuda a fortalecer e reestruturar os fios”, conta Carla Góes, “mas a gema deve ser descartada”. E vale lembrar que, mesmo que você lave bem os cabelos, o cheiro demora a sair.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT