ÚLTIMAS POSTAGENS

Quatro dicas para não errar na tintura do cabelo


Mudar a cor do cabelo exige muito mais cuidados do que você imagina. Veja quatro informações essenciais para entender antes de colorir os fios

Quem nunca tentou mudar a cor dos cabelos e acabou com um resultado completamente diferente do esperado? O motivo: "a cor natural do cabelo influencia no resultado. Tinturas são pigmentos que se somam aos que já existem nos fios e a cor final varia de acordo com o que já está ali", explica o especialista em colorimetria Tony Rodrigues, da Academia Ondina, de Campinas.

A colorimetria é uma ciência que estuda como os pigmentos reagem nos fios dando origem às cores. É necessário até fazer contas para acertar no tom! Se você for adepta do tingimento dos fios em casa, é preciso ficar ainda mais atenta.

Atenção: antes de passar qualquer tintura, teste em uma mecha da nuca para ver como a cor vai ficar no seu cabelo!
O que você precisa entender antes de tingir os fios


TONS
O primeiro número que aparece na caixinha da tintura indica o tom base da cor. São oito os tons que o cabelo pode ter, do preto ao loiro claro. Esses números são os mesmos em todas as marcas.
pretoTom 1Preto
morenoTom 2Moreno
castanho escuroTom 3Castanho escuro
cstanho medioTom 4Castanho médio
castanho claroTom 5Castanho claro
loiro escuroTom 6Loiro escuro
loiro médioTom 7Loiro médio
loiro claroTom 8Loiro claro
NUANCES
O número que aparece depois do ponto indica a nuance da cor. Pode ser bege, dourado, acinzentado, vermelho, mate, acobreado, etc.

Esses números têm significados diferentes de acordo com a marca. Então, é importante ler o nome da cor, pois ele vai especificar isso! Exemplo: Louro dourado

ÁGUA OXIGENADA

O volume da água oxigenada define quantos tons ela é capaz de clarear. E o tempo de ação com o descolorante determina o clareamento. Nem sempre a água oxigenada que vem com a tintura é a indicada para você. Veja abaixo como cada volume age para acertar na escolha.
VolumeAçãoTempo de ação
10 Escurece os fios com a tinturaEspecificado na caixa da tinta
20Clareia de um a dois tonsDe 45 a 50 minutos
30Clareia de dois a três tonsDe 45 a 50 minutos
40Clareia de três a quatros tonsDe 45 a 50 minutos


Atenção: se seu cabelo for preto, talvez a água oxigenada clareie um tom a menos do que o esperado!

COMO PASSAR A COLORAÇÃO

A tintura deve ser aplicada no cabelo seco. Você deve estar há dois dias sem usar produtos sem enxágue nele. Siga as instruções que vêm na embalagem do produto sobre o seu tempo de ação.

Quanto à forma de aplicar, divida todo o cabelo em três ou quatro partes, formando mechas não muito grossas, e siga as dicas de Tony Rodrigues:

· Se for aplicar tintura escura ou do mesmo tom dos seus fios: comece aplicando pela parte da frente da cabeça. Isso porque a tinta age mais na região onde a aplicação começa e, se você iniciar pela nuca, corre o risco de a frente ficar desbotada.

· Se for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada.

· Se o cabelo for branco: comece por onde há maior concentração de fios brancos.


Gostou deixe seu comentário.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT