ÚLTIMAS POSTAGENS

Manual prático para viajar com os filhos


Chegou o verão. E, com ele, a necessidade de planejar as férias das crianças. Por comodismo, a melhor opção é sempre a mais fácil: um hotel de lazer, uma casa na praia, um sítio, casa dos avós ou qualquer lugar onde não falte diversão para a molecada, enquanto os adultos relaxam com um livro, uma caminhada. Você já viu esse filme. Nada mais justo. Nas férias, todo mundo quer descansar. É duro assumir que sob essa escolha, em prol do comodismo, perde-se a oportunidade sem preço de usar as férias para proporcionar uma experiência enriquecedora para as crianças- e, junto com elas, vivenciar algo diferente. Afinal, viagens são momentos marcantes em nossas vidas, principalmente na infância. E claro que vivê-los na companhia dos pais é um privilégio para filhos de qualquer idade. Quando bem aproveitada, a jornada traz uma preciosa oportunidade de aproximação e aprendizado. E não é necessário ir muito longe.

O primeiro passo é deixar de lado o medo e a preguiça; e partir com bom planejamento e segurança para fora da zona de conforto. Viajar com a molecada não é (nem deve ser) uma empreitada cansativa. A seguir, descubra as melhores formas de viajar por aí de acordo com a idade de seus filhos.

De 1 a 3 anos

Nessa idade, nenhum lugar no mundo bate a praia como destino perfeito quando o objetivo é unir diversão e descanso. Poucas coisas são tão gostosas e estimulantes quanto o vaivém de ondas no rasinho e as infinitas brincadeiras inventadas, ali mesmo na areia. Pouca roupa, chapeuzinho e muito protetor solar garantem dias de plenitude e fotos lindas nas câmeras dos pais. O sucesso pleno depende de encontrar uma faixa de areia livre de lixo, cães, multidões, baladas, com poucos mosquitos e sem perigos, inclusive os de mar traiçoeiro. Apostar em destinos pouco evidentes no mapa é uma grande ajuda. Em São Miguel do Gostoso, pouco ao norte de Natal (RN), ou na praia do Cassange, na península de Maraú (BA), tudo isso está garantido. A mesma coisa se deve esperar na Barra de Santo Antônio (AL), onde um passeio seguro de bugue leva às piscinas naturais e falésias coloridas da praia de Carro Quebrado.

De 4 a 10 anos

Nessa idade as viagens com a família são sempre comemoradas e a ordem é explorar o mundo. As crianças absorvem tudo que há de novo em cada lugar que visitam: participam, aprendem e ensinam a toda hora. Lugares como o museu de arte contemporânea de Inhotim, a 50 km de Belo Horizonte (MG), as cachoeiras da Chapada Diamantina (BA), um passeio de barco até a ilha do Cardoso, no sul do litoral paulista, as cavernas de calcáreo do Petar (SP), a serra da Bodoquena, em Bonito (MS), e a bicharada no Pantanal representam para eles uma avalanche de novas sensações e estímulos.
Fundamental nessa faixa etária é alimentar previamente a curiosidade e o universo imaginário que ronda as atrações do destino escolhido. Um bom atlas, um livro de histórias ou um filme bacana e, claro, uma navegada pela internet criam interesses e um repertório de ideias sobre o que fazer.


De 11 a 16 anos

Na idade do "se vira", o diálogo é fundamental e a confiança, a maior aliada. Como estimular a independência dos adolescentes sem comprometer sua segurança? Acampar, subir montanhas, mergulhar com snorkel, enfim, gastar energias com atividades ao ar livre e lidar com as intempéries da natureza podem trazer momentos de aprendizado, em que os filhos possam se sentir, ao mesmo tempo, seguros e soltos. Uma opção com aventura é o rafting do Jalapão, expedição de quatro dias e três noites no planalto Central do Brasil. Remando durante o dia e acampando à noite, o trabalho de equipe é fundamental para a harmonia de uma temporada de lazer e exercícios adequados à família.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT