ÚLTIMAS POSTAGENS

Truques para se desligar da rotina.


Desligue-se das obrigações e dos prazos, conecte-se com a natureza e deixe o tempo passar. E não é necessário ir muito longe: na varanda ou no quintal de casa, numa praça ou pelas ruas do bairro, você descobre maneiras de relaxar e de se exercitar ao mesmo tempo que pratica o bem-estar e o autoconhecimento. Os benefícios são comprovados - garantir um tempo na agenda só para você ajuda a tirar de letra as dificuldades e os desafios pessoais e profissionais. Não sabe como começar? 

1. Pausa para leitura
Quando você para tudo, abre um livro e mergulha nas palavras impressas no papel, está fazendo mais do que incrementar seu repertório cultural. Um estudo recente da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que bastam seis minutos de leitura para diminuir os batimentos cardíacos, descontrair os músculos e baixar o nível de stress. Os psicólogos acreditam que é porque a concentração necessária para processar as informações tira o foco da tensão física e emocional. "Entregar-se à leitura é um ótimo relaxamento, e não importa o gênero do livro", comenta o neuropsicólogo David Lewis, que conduziu a pesquisa. Mas não se trata só de distração: ler também estimula a criatividade e ajuda na hora em que você precisa encontrar soluções para os dilemas do dia a dia.

2. Melhor amigo (também) da saúde
Não é à toa que quem tem animal de estimação vive mais do que quem não tem. Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine demonstrou que a companhia de um cachorro funciona para combater a ansiedade e as doenças relacionadas ao sedentarismo, como a obesidade e hipertensão, já que incentiva seus donos a andar duas vezes mais do que os vizinhos que não têm o animal. Tudo sem contar o aspecto psicológico. Afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cheio e ser recebido com festa? Isso relaxa e ajuda a colocar as coisas em perspectiva, afastando a sensação de que você não está aproveitando a vida.

3. Sinta o som
A música relaxa, levanta o astral e o pique para malhar, ajuda a criar um clima a dois, colabora para aliviar a dor e até para diminuir o stress e baixar a pressão sanguínea, como defende Vera Brandes, diretora do programa de pesquisa em música e medicina da Universidade Paracelsus, em Salzburgo, na Áustria. "Os remédios tradicionais suprimem os sintomas desses males, mas a música trata as causas psicossomáticas que estão na raiz do problema, relaxando e reduzindo a ansiedade", diz. Mas cuidado com o volume. A Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) recomenda não ultrapassar metade da capacidade máxima do aparelho de MP3 para evitar danos à audição.

4. Jardim de aprendizado
Tem gente que diz que se você é capaz de cuidar bem de uma flor está pronta para ter um filho. Por quê? As plantas, assim como as crianças, precisam de atenção e cuidado na medida certa, sem água e alimento de mais nem de menos. Com os dedos na terra, seja cultivando flores no quintal ou ervas numa jardineira, você se concentra (e desconcentra das chateações), exercita a responsabilidade (afinal, tem uma vida nas mãos) e desacelera o corpo e a cabeça. "Cuidar de um jardim ensina a ter paciência, entender que tudo tem seu tempo", fala o paisagista Maier Gilbert, de São Paulo. "A natureza tem um ritmo próprio, e observá-lo no dia a dia é um treino que deixa você mais atenta aos detalhes do ambiente."

5. Calor para o corpo e a alma
Uma das coisas mais gostosas de fazer quando o termômetro despenca é se entregar a uma xícara de uma bebida quentinha, que aquece não só o corpo mas a alma também. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado na revista Science revelou que o simples fato de segurar uma caneca com uma bebida quente deixa as pessoas mais seguras e confiantes. Quando o que vai dentro dela é chocolate, então, o prazer vem em dobro e o momento funciona quase como um abraço gostoso. "O chocolate estimula o corpo a produzir endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao bem-estar e a emoções positivas", diz a nutricionista Bianca Araújo de Oliveira, de Curitiba. "E ainda garante mais energia graças à cafeína e à teobromina", completa.

Gostou? Então compartilhe:

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT