ÚLTIMAS POSTAGENS

Detox: Conheça 6 benefícios da beterraba.


Rica em propriedades tanto nutritivas quanto medicinais, a beterraba promove o bom funcionamento do organismo, desde a proteção do fígado até a melhora do aspecto da pele. E os benefícios da beterraba não param por aí: o alimento ajuda a prevenir e tratar uma série de doenças, resgatando fontes de energia.

Por isso, o seu consumo é indicado para pessoas que estejam se recuperando de qualquer tipo de doença. Ela também possui baixo teor calórico, fornecendo apenas 40 calorias por cada 100 gramas. Além disso, é fonte de antioxidantes, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como ferro, sódio, potássio, magnésio, fósforo e zinco.

Principais benefícios da beterraba

1. Desintoxica o organismo

Um dos principais benefícios da beterraba é sua ação como um desintoxicante natural, que purifica o sangue e melhora o aspecto da pele. Protege o organismo contra a oxidação causada pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células em geral.

2. Mantém a saúde do coração

Devido à presença de betaína, que dá a coloração vermelha para a beterraba, o vegetal ajuda na saúde cardiovascular. Também contém carotenoides e flavonoides, que atuam na prevenção da oxidação das paredes das artérias e no funcionamento do bom colesterol, além de controlar os níveis de triglicérides no organismo.

3. Fortalece o sistema imunológico

O consumo de beterraba é ainda mais indicado para as mulheres grávidas, pois possui alto nível de ácido fólico, capaz de prevenir a má formação do bebê e de tornar mais forte o seu sistema imunológico.

4. Protege o fígado e o baço

O vegetal também previne problemas nesses órgãos, devido à betaína, à metionina e à beta-cianina, que ajudam no processo de desintoxicação. Com o funcionamento adequado do fígado, o organismo consegue desintegrar gorduras do corpo que são formadas por consumo de álcool ou por falta de ingestão de proteínas.

5. Melhora o sistema digestivo

Entre os benefícios da beterraba também está a grande concentração de fibras dietéticas, que ajudam na digestão e melhoram a evacuação.

6. Auxilia no tratamento de anemia

Devido à presença de ferro, que regenera e ativa glóbulos vermelhos no sangue, a beterraba também ajuda a aumentar o nível de hemoglobina, prevenindo contra a anemia e combatendo sintomas como tonturas e fadiga.

Outros benefícios da beterraba, ainda, são o auxílio na formação dos ossos, o descongestionamento das vias urinárias e a regulação das funções musculares e nervosas.

Inclua a beterraba no cardápio

Além de consumir a beterraba em saladas, crua ou cozida, vale também apostar em sopas, tortas, molhos ou até mesmo acrescentá-la no preparo do feijão.

Outra opção para aproveitar os benefícios da beterraba é com um suco que combine também laranja e cenoura, tornando-se rico em betacaroteno e ajudando na manutenção do bom funcionamento do organismo, além de proteger a pele.

Para preparar a bebida, basta bater os três ingredientes no liquidificador, adicionando água filtrada, gelo ou água de coco. É indicado consumir o suco imediatamente após pronto e sem coar.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT