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Como abrir uma empresa de sucesso.

7 dicas de empresárias bem-sucedidas para conquistar lucros em tempo reduzido

1. Busque um sócio que te complemente 
Há três anos, as amigas Lucilla Queiroz e Cristina Cruz montaram o Ateliê das Três, loja de roupas paulistana. Ali, cada uma tem função definida, o que ajuda a otimizar o tempo. ''Nossa parceria é uma junção de conhecimentos. Por exemplo: como não levo jeito para números, a Cris se encarrega da parte financeira'', diz Lucilla. ''Com isso, sobra tempo para pesquisar tecidos de qualidade e preço baixo, matéria-prima das peças.''


2. Explore um nicho pouco conhecido 
Há 16 anos, Simone Mattar mergulhou no mundo da food design e começou a transformar alimentos em obras de arte, que podem ser expostas ou apenas degustadas por clientes de restaurantes. Hoje, por causa do sucesso, pode escolher os clientes com quem quer trabalhar. ''Desenvolvo a apresentação dos pratos e penso em como integrá-la à imagem comercial da empresa. O resultado é um produto único, que concilia culinária e marketing'', explica.

3. Invista em variedade 
Há pouco mais de um ano, Bruna Cicuto abriu sua primeira loja de lingeries, a Sexy Dolls. Para agradar a diferentes gostos e bolsos, oferece modelos e linhas diversificadas, da básica à sensual. ''Produzimos peças com vários tamanhos de costas e bojo: sutiã com costas P e bojo G, por exemplo'', conta. ''Essa inovação alavancou o negócio. Já temos pontos em todo o Brasil e exportamos para a Europa. E nossa loja virtual, criada há dois meses, representa 20% das vendas.''

4. Facilite a vida do cliente 
As arquitetas Claudina Ferrante e Silvia Tranjan trabalham juntas há 18 anos e não medem esforços para satisfazer a clientela. ''Por causa da rotina agitada das pessoas, passamos a atender no local escolhido por elas'', conta Claudina. ''Procuramos lugares agradáveis para tomarmos um café e, assim, criamos uma atmosfera de bate-papo sem formalidade'', completa Silvia. Foi com essa receita, acrescida de doses de dedicação, que elas conseguiram multiplicar as cifras e, recentemente, até fecharam contratos em Angola.

5. Trate seu cliente com atenção 
Desde que abriram a assessoria de eventos As Duas, Tatiana Creazzo Cury e Silvia Wolosker Levi investiram no relacionamento com os clientes. ''Somos apaixonadas pelo nosso trabalho e o envolvimento vem como conseqüência'', explica Tatiana. Não é para menos. A organização de um casamento, uma das especialidades, implica um ano de convivência com a noiva. ''Além de idealizar e produzir a festa, nos prontificamos até a ajudar na escolha do destino da lua-de-mel'', exemplifica. Como cliente paparicado é cliente satisfeito, essa dedicação rende uma eficiente propaganda boca a boca. ''Acabamos de fechar um casamento com uma garota que soube da nossa empresa por três conhecidas!'', conta.

6. Invista no relacionamento com a equipe 
Manter a qualidade, motivar os subordinados e ainda trazer lucro para a empresa. Esses são os três grandes desafios de Angelita Ribeiro Carvalho, de 33 anos, gerente de um restaurante da rede McDonald’s. E sabe como ela dá conta do recado? Investindo no relacionamento com a equipe. ''Procuro criar um clima de trabalho agradável e ajudar meus funcionários no que precisarem. Dessa forma, garanto o comprometimento e a produtividade deles'', conta. Tem dado tão certo que, este ano, ela foi uma das vencedoras do Prêmio Ray Kroc 2006/2007, programa de incentivo da empresa. Além do reconhecimento, ganhou troféu, pin, o valor equivalente a um salário e uma viagem a Las Vegas. Se vem cargo novo por aí? Luís Bueno, diretor de RH da rede, responde: ''Quando surgem oportunidades de promoção, olhamos primeiro para os funcionários que se destacam''.

7. Inove sempre 
Para venderem as roupas de sua marca, as estilistas Monayna Pinheiro e Patricia Almeida foram criativas. Logo que lançaram a Apego, montaram um fotoblog (site com fotos) a fim de divulgar as peças conforme fossem produzindo. ''Recebemos muitos pedidos por esse meio'', conta Monayna. Como não tinham loja no começo, acertaram ao expor a coleção num bar descolado. ''Isso fez a grife ficar conhecida.'' Outra sacada? ''Levamos as roupas à casa de quem vive sem tempo. E ajudamos a cliente a coordenar com o que já tem. Ela acaba comprando mais.''

Fonte: M de Mulher

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