ÚLTIMAS POSTAGENS

Sim, nós preferimos os intelectuais.

Para muitas a atração sexual pelo intelecto vem antes do aspecto físico no jogo da sedução. Entenda a origem do fascínio feminino pela cultura e experiência de um homem.


Que mulher nunca teve (ou fantasiou ter) um relacionamento com um homem extremamente culto, capaz de compreendê-la intimamente? A graça parece estar justamente no flerte intelectual e na possibilidade de compartilhar conhecimentos interessantes. Pelo menos é assim que os sapiossexuais – pessoas que têm atração sexual pela inteligência – se sentem.

Para eles, o desejo só se dá por meio da admiração intelectual pelo parceiro. Do contrário, não há beleza ou papo que sejam capazes de esquentar o clima. Mas será que esse é o tipo de conhecimento que mais atrai o sexo feminino?

A inteligência, há mais de dois milênios, é considerada um atributo masculino. É só olhar para as obras da cultura de até então. Se comparado aos homens, temos pouquíssimas mulheres cientistas. Sempre fomos associadas à emoção e à fertilidade”, explica a psicanalista Marcia Neder.

Eles são a razão, elas são a emoção. Embora esse cenário esteja se transformando com o passar dos anos, a inteligência masculina ainda é o principal atrativo para as mulheres – ao passo que a inteligência feminina continua sendo intimidadora para muitos homens.

Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, elas tendem a preferir os homens inteligentes por sua capacidade de compreensão. “Elas não resistem a homens que parecem entendê-las. Uma das coisas mais lindas na mulher é a sua capacidade de erotizar o intelecto masculino”, escreveu ele.

Uma das provas dessa divisão emocional entre homens e mulheres, de acordo com Marcia Neder, está nesse clássico verso de Vinicius de Moraes: “Me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”. No poema Receita de Mulher, Vinicius elenca uma série de características físicas da mulher ideal.

O verso do poeta é justamente isso, uma postura tolerante à mulher que não é tão culta como o homem. Tudo bem não ser inteligente, porque no fundo ela só precisa ser bonita”, afirma Marcia.

Na era primitiva as mulheres tinham preferência por homens fortes, que fossem capazes de protegê-las dos perigos da vida selvagem. O mesmo senso de proteção ainda guia muitas relações nos dias atuais, mas no que diz respeito à estabilidade social e financeira.

Enciclopédia ambulante

Mas, existe apenas uma maneira de classificar a inteligência, de um modo geral? De acordo com os especialistas entrevistados, não. Como em tudo na vida, sempre vale a regra do bom-senso. Uma mulher se sente atraída por parceiros que tenham uma visão de mundo esclarecida e que possam opinar sobre diversos assuntos.

A inteligência enciclopédica, por outro lado, pode ter um efeito completamente oposto ao desejado. Ninguém consegue conversar com uma pessoa que solta referências complicadas o tempo todo, ignorando temas cotidianos e simples. Em vez de seduzir as mulheres, esse tipo de conhecimento funciona como um repelente intelectual.

Só o conhecimento dos livros não funciona. Não é porque o homem cita filósofos que pode ser considerado inteligente pelas mulheres. É importante ele tenha metas, objetivos, porque a mulher se preocupa com o futuro”, aponta a psicóloga e consultora Meiry Kamia.

Com essa atração natural por homens inteligentes e poderosos, a beleza é um atributo que fica em segundo plano, principalmente em relações mais duradouras. Se for um caso de uma noite só, é natural que a mulher dê um peso maior para o aspecto físico do homem em questão. Para que a relação evolua, porém, não basta que o pretendente seja só bonito.

Beleza e atração são coisas distintas. Se o homem for bonito e narcisista, sem um pingo de bom-senso, a mulher perde o interesse. O tesão e atração vão embora se ele não tiver a capacidade de amar e de reparar na parceira”, ressalta Marcia Neder.

Equilíbrio

Inteligência, poder, sucesso profissional... Embora essas sejam as características mais marcantes de um homem atraente para as mulheres, nenhuma relação sobrevive com tantos excessos, de nenhum dos lados. O melhor é que sempre exista equilíbrio. Ter ambição profissional, por exemplo, é um atrativo. Mas vale a pena sacrificar todos os momentos de lazer e diversão do casal para ser bem-sucedido? Priorizar o trabalho é um desses excessos que estão na lista negativa das mulheres. A arrogância, muitas vezes consequência do sucesso e do poder, também pode ser uma bomba para o relacionamento.

A paixão dura por volta de 18 a 36 meses. Se ela estiver baseada apenas em estereótipos, o próprio tempo compromete. Se o casal conseguir desenvolver algo mais profundo, é melhor. Os valores mudam, mas a admiração mútua e o respeito devem ser a base da relação”, acredita Jô Furlan, pesquisador na área de neurociência do comportamento.

Vida: Delas

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT