ÚLTIMAS POSTAGENS

Conheça os mandamentos fitness de Carol Buffara e Gabriela Pugliesi.

As musas fitness mais populares das redes sociais reuniram em 2 livros suas principais dicas de nutrição, exercícios e qualidade de vida. Deles, tiramos os 10 principais mandamentos da vida saudável.


1. Faça um diário 
Anotar o que você come ajuda a ter consciência do que está ingerindo. A dica é da empresária Carol Buffara, que tem mais de 260 mil seguidores no Instagram e está lançando o livro Projeto Carol Buffara (ArteEnsaio). "Quando se escreve um diário, as escorregadas podem ser facilmente identificadas. Às vezes, aquele pedaço de bolo que você devorou durante a noite ou aquela bala cheia de açúcar que você come e nem percebe podem estar atrapalhando." Por isso, ela aconselha a anotar tudo, inclusive as quantidades e os itens aparentemente inofensivos, como sucos e frutas. "Sempre que quero perder peso, uso essa tática."


2. Coma de três em três horas 
Essa foi a regra de ouro que Gabriela Pugliesi aprendeu com sua nutricionista, Alessandra Luglio. "Três horas é o tempo máximo que o organismo leva para digerir os alimentos mais complexos do cardápio. Então, após esse intervalo, acaba o combustível. Se o corpo não recebe o reforço necessário, ele trava e começa a dificultar a queima de gordura", diz a fit girl, que tem 600 mil seguidores no Instagram e agora arrasa no livro Raio X (Réptil Editora). Mais uma dica: as seis refeições do dia devem receber a mesma atenção. "Quando há equilíbrio entre elas, a gente não exagera em nenhuma."

3. Beba muita água 
"Eu bebo pelo menos 2 litros por dia", conta Gabi. "Só quem leva essa regra a sério percebe a diferença na pele (mais luminosa), no cabelo (mais brilhante), no funcionamento do intestino (mais regular) e no metabolismo, que trabalha melhor." Ela reforça que, em dias quentes e em fases de treinos intensos, a ingestão de líquidos deve ser ainda maior. "Tenho sempre uma garrafa de água por perto. Também preparo em casa chás naturais, sem calorias e sem aditivos, que completam minha cota do dia. Só não valem bebidas calóricas ou com muita química."

4. Diminua o açúcar 
Se você decidiu emagrecer, é hora de dar adeus ao excesso de açúcar, assim como diminuir o consumo de bolo, biscoito, pão, arroz e massa branca, que são alimentos com alto índice glicêmico. "A regra é clara: quanto maior a ingestão de açúcar e alimentos com alto índice glicêmico, maior será a produção de insulina, hormônio que favorece o depósito de gordura no abdômen e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade", explica Patrícia Davidson, nutricionista da Carol. Mas nada de trocar o açúcar por grandes volumes de adoçantes artificiais: o consumo exagerado pode levar à compulsão alimentar. "Na hora que der vontade de um doce, coma uma fruta. Meu truque é esquentar uma banana ou uma maçã por alguns minutos no forno, usando um fio de mel e uma pitada de canela", ensina a blogueira carioca.

5. Controle seus impulsos 
Carol Buffara descobriu uma técnica chamada reboot, que, garante, mudou sua vida. "O desejo é muito despertado pela visão. Por isso, quando avistamos uma torta maravilhosa, nosso instinto nos leva a devorá-la. Esse método sugere que a gente feche os olhos por uns dez segundos, respire fundo e, lentamente, comece a abri-los. Então olhe ao redor, perceba o ambiente, respire mais uma vez. Você vai ver que aquela vontade incontrolável logo se transformará na consciência de que seu corpo não precisa daquilo. Ao resistir, você vence mais um desafio e estará mais perto de atingir seu objetivo", ensina.


6. Inclua o suco verde na dieta 
Quando começou sua reeducação alimentar, Carol passou por um período detox para dar um choque de desintoxicação no organismo. Foi quando conheceu o suco verde. "É regra lá em casa: acordou, espreguiçou, levantou, suco verde para começar o dia", brinca. A bebida é uma verdadeira farmácia natural. "Tem vitaminas e minerais capazes de aumentar a energia e de fortalecer o sistema imunológico - resfriados e problemas intestinais se tornam cada vez mais raros e a disposição aumenta. É impressionante também o viço que traz à pele e ao cabelo." A dica da blogueira é tomar o suco verde logo ao acordar, em jejum, para o organismo absorver melhor os nutrientes. Sua receita preferida é: 1 maçã + 2 talos de aipo + 1 punhado de hortelã + 1 punhado de salsinha + 1 fatia de gengibre + 1 limão espremido + 1 folha de couve + 1/2 copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga e beba.

7. Coma proteína em todas as refeições 
A dica é da Gabi. "Elegi frango, peixe, ovo e queijos leves ou iogurtes. Não tenho nada contra carne vermelha - se eu for a um churrasco, é claro que vou comer. Mas o fato é que a maioria dos cortes tem muita gordura. Já com a carne branca, não tem erro. A questão é: como viver sem o ferro, tão abundante na carne vermelha? Orientada por minha nutricionista, eu capturo o nutriente no ovo", conta. Outra coisa que a blogueira inclui em todas as suas refeições é salada. "Experimente e aprenda a gostar de folhas. Eu não comia, mas insisti. Hoje em dia, adoro alface, rúcula, espinafre cru. Também sou louca por brócolis e aspargos."

8. Monte um kit malhação 
Gabriela adora uma academia. Mas também tem seu kit malhação de emergência, que carrega especialmente em suas viagens. Os acessórios que garantem seus exercícios são: corda para pular; minibands (elásticos pequenos, que ela usa para exercícios de coxas e glúteos); superbands (elásticos maiores que ela usa para movimentos de pernas e braços); TRX (fitas de suspensão para treinos mais complexos); rolinho (para abdominais). "Se você não se considera tão avançada, invista pelo menos no kit básico: tênis de corrida e corda."

9. Insista nos exercícios 
Primeiro é preciso começar, depois insistir, se superar e então se apaixonar. "O início exige empenho, mas com o passar do tempo o bem-estar aparece e não há como não se divertir. Faz bem para o corpo e para a alma", argumenta Carol. O importante é encontrar um exercício que agrade e combine com seu estilo de vida. "Há quem goste de dançar, jogar capoeira, fazer esportes aquáticos. Quem trabalha em equipe pode tentar correr e, assim, dedicar um tempo a si próprio. Enquanto quem tem uma rotina mais solitária pode encontrar incentivo em esportes de equipe ou em aulas coletivas." Agora, se a preguiça falar mais alto, lembre-se de que os benefícios só aparecem para quem incorpora os exercícios na rotina. "Use a técnica do ‘só por hoje’. Desafie o desânimo... só por hoje! Se no dia seguinte ele teimar em aparecer, mostre que ele não tem vez... só por hoje! Logo ele não terá mais a coragem de medir forças com os seus objetivos." Apaixonada por atividade física, ela divide assim sua semana: segundas, quartas e sextas, se dedica à musculação + 30 minutos de aeróbico (corrida, transport ou bicicleta); terças e quintas, faz muay thai ou treinamento funcional; aos sábados e domingos, se exercita em contato com a natureza.

10. Lute contra o imediatismo 
"As pessoas buscam resultados rápidos em todas as áreas da vida e na musculação não é exceção. Mas não é assim que funciona. Se a Gabi hoje tem o corpo com o qual sonhou um dia, isso é consequência de quatro anos de trabalho sério e consciente", explica Thiago Pugliesi, personal trainer e marido da blogueira. Ela ficou cerca de um ano trabalhando apenas a base da musculação. E o corpo foi mudando aos poucos. "Jamais desanime: mesmo quem agora treina em um patamar avançado já passou pela fase de preparar os alicerces. Ninguém nasce sarado", conclui a musa fitness. 

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT