ÚLTIMAS POSTAGENS

Veja: Os maiores erros na hora de lavar o cabelo.

Para ter um cabelo saudável, descubra o que você pode estar fazendo de errado na hora de lavar os fios. Consultamos o cabeleireiro Neto Campos, do Studio W em São Paulo, para listar os 10 maiores deslizes.

1. Usar xampu e condicionador não apropriados

O primeiro passo para uma boa lavagem é fazer o diagnóstico dos seus fios e saber de quais produtos eles precisam. Usar xampu e condicionador específicos para oleosos, coloridos ou com química, por exemplo, é essencial para garantir a beleza do seu cabelo.


2. Aplicar o xampu direto no cabelo

O ideal é misturar o xampu em um potinho com água, antes da aplicação. Não é uma regra, mas diluir o produto evita o acúmulo de xampu nos fios. Mas atenção! A mistura só deve ser feita imediatamente antes da aplicação, já dentro do chuveiro, para não correr o risco da água alterar a composição do produto.



3. Passar xampu no comprimento

Ele tem componentes detergentes em sua fórmula, que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e em contato com o produto acabam ficando ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelo comprimento e pontas, assim você tira a sujeira sem agredir o cabelo.

4. Usar xampu de limpeza profunda com muita frequência

É um erro comum para quem tem cabelos muito oleosos e acredita que o xampu antirresíduos ou de limpeza profunda podem melhorar. Eles podem até dar mais leveza ao cabelo logo após a lavagem – claro, afinal eles levam tudo embora, a sujeira e também os nutrientes – mas o couro cabeludo entende essa limpeza extrema como uma agressão e passa a produzir ainda mais oleosidade. Ou seja, você entra em um ciclo vicioso. O ideal é usá-lo 1 vez a cada 15 dias no máximo, para retirar resíduos de produtos e poluição. E a regra é válida para todos os tipos de fios, não só os oleosos.

5. Lavar com água muito quente

Temperatura muito alta faz as escamas dos fios se dilatarem, deixando-os ressecados e opacos. Além disso, a água quente estimula a produção de oleosidade. O ideal é tomar um banho morno, mas se isso for impossível, deixe a cabeça embaixo do chuveiro o mínimo possível.

6. Esfregar o couro cabeludo com intensidade

Colocar muita pressão na ponta dos dedos e até usar as unhas para lavar o cabelo, pode machucar o couro cabeludo e estimular a atividade das glândulas sebáceas, fazendo aumentar a produção de sebo como proteção. Para os fios não ficarem oleosos, massageie com suavidade durante alguns minutos, sem esfregar.

7. Deixar o condicionador chegar ao couro cabeludo

O erro é comum principalmente em quem tem cabelo mais curto, mas ele pode entupir a saída dos fios causando uma série de danos como queda e caspa. Como o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, evite encharcar a mão de produto. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha.

8. Achar que o condicionador basta

A máscara de hidratação é necessária, sim! Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua na reconstrução do cabelo, dando força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, ao menos 1 vez a cada 15 dias.

9. Usar sempre a mesma máscara de hidratação

A máscara fazia milagres pelos seus fios nas primeiras lavagens e, de repente, parou de fazer efeito e até deixou seu cabelo pesado? O que acontece é que o seu fio também pode ficar saturado de um certo tipo de nutriente. O ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo firme e forte, mas em excesso pode deixa-lo endurecido. Já a segunda, ajuda no brilho e maciez, mas se for usada sempre pode deixar o fio pesado e opaco. Tenha duas no box e use uma a cada tratamento.

10. Deixar resíduos de produtos

Não retirar 100% dos produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também à sua saúde. Ficar com resto de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias sérias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de queimar o cabelo fazendo chapinha – alguns produtos podem potencializar a ação do calor. Enxágue bem e, se necessário, use um pente de dentes largos para ajudar no processo.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT