ÚLTIMAS POSTAGENS

Como ajudar a criança a amadurecer?

Superar perdas é difícil, principalmente quando se é criança. Mas as grandes transformações da vida trazem oportunidades únicas de aprendizagem.

Troca de escola ou cidade

Sair de uma cidade para outra ou matricular as crianças numa nova escola é uma decisão difícil de tomar. Se isso acontecer, conte para os seus filhos as razões que motivaram essa decisão.


Importante: Durante a conversa com as crianças, mostre o quanto a mudança é necessária. Deixe claro que a novidade trará coisas boas, como novos amigos. Explique que hoje é fácil continuar em contato com pessoas queridas pelas redes sociais. E estimule seus filhos a manter laços com os antigos colegas.

Bons conselhos:
1. Antes da mudança, fale para seus filhos pegarem os contatos dos coleguinhas.
2. Procure levar as crianças aos eventos sociais da nova escola ou cidade.
3. Pesquise os pontos de lazer mais próximos. Mostre quantas atrações divertidas a cidade oferece.
4. O melhor período para mudar de cidade é nas férias. Assim, as crianças começarão o ciclo escolar depois de se acostumarem com a nova casa.



Separação dos pais

Deixe claro que as crianças não têm nada a ver com o que aconteceu. Evite falar sobre divisão de bens e outros assuntos práticos na frente delas. Dê exemplos de pessoas próximas que superaram essa barra.

Importante: Seus filhos devem saber que a rotina vai ser diferente com a saída de um dos pais de casa. Um bom argumento para mostrar o lado positivo da separação é contar que agora eles terão dois lares. Procure manter um bom relacionamento com o ex-marido e deixe seus filhos opinarem sobre horários de visita ou passeios com o pai. Incentivar esse convívio entre eles será fundamental para que as crianças saiam fortalecidas e seguras dessa experiência.

Bons conselhos:
1. Deixe claro que o amor dos pais pelos filhos continuará o mesmo.
2. Jamais fale mal do seu ex para as crianças. Supere suas mágoas.
3. Diga que você e o pai delas se sentirão melhor com o fim das brigas.

Morte de um parente
Mais importante do que as palavras é o tom da sua voz na hora de dar a notícia. Não finja que está tudo bem, mas procure controlar as emoções para que as crianças não vejam a morte como uma perda irreparável, e sim como parte do ciclo natural da vida.

Importante: Em alguns casos, você pode se surpreender pelo fato de os pequenos não demonstrarem tristeza. Talvez eles ainda não entendam direito o significado da morte, o que é normal. Não force a barra.

Bons conselhos:
1. Evite ao máximo que outra pessoa dê em seu lugar a notícia da morte do parente.
2. Inclua as crianças nos rituais da família: cultos, missas e homenagens à pessoa querida que se foi ajudam a superar a dor da perda.
3. Procure trazer à memória bons momentos que passaram juntos.

Lições que valem para sempre
· Transmita segurança ao falar e dar respostas.
· Trate as mudanças como algo natural e positivo.
· Mostre aos filhos que eles não estão sozinhos.
· Procure ressaltar o lado bom das transformações.
· Respeite os sentimentos das crianças.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT