ÚLTIMAS POSTAGENS

Mulheres negociam menos salário do que os homens, diz pesquisa.

Segundo uma pesquisa do site de empregos Catho, 26,4% dos profissionais não aceitam a primeira proposta de salário quando recebem uma oferta de emprego. O número varia conforme o gênero e a situação no mercado de trabalho.

Dos entrevistados que rejeitaram a primeira proposta salarial, 36,1% são homens empregados e 24,1% mulheres na mesma situação. Os homens desempregados somam 27,6% e as mulheres sem emprego representam 17,4%.

Segundo Luís Testa, diretor de marketing da Catho, as mulheres aceitam mais facilmente as ofertas salariais por múltiplas razões. Uma delas é a competitividade do mercado de trabalho entre gêneros.

"Apesar da diferença salarial entre homens e mulheres estar diminuindo, ela ainda existe. No mercado de trabalho, as oportunidades para as mulheres são mais limitadas", diz. Segundo ele, isso faz com que as mulheres tenham mais medo de rejeitar uma oferta.

Além disso, há o fator do desemprego: "É normal que em uma situação de desemprego a pessoa aceite a primeira proposta mais rápido", afirma.

De acordo com Testa, a negociação salarial logo no início do trabalho é importante.

"O profissional deve saber como está o mercado de trabalho, e se o salário que ele tem ou pretende está na média do oferecido", afirma o diretor.

Segundo ele, a negociação também varia de acordo com a idade, e principalmente com a experiência.

Os dados da pesquisa comprovam: 27,6% dos entrevistados que já tiveram um emprego anterior recusaram a primeira oferta de salário, enquanto apenas 8,6% dos que estão no primeiro trabalho quiseram negociar o valor oferecido.

O levantamento também mostra que a negociação salarial é maior nos cargos mais altos. Do total de entrevistados que não aceitaram a primeira proposta, 62,2% eram diretores; 46,3%, gerentes; 34,2%, coordenadores e supervisores e 25,1% analistas.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT