ÚLTIMAS POSTAGENS

Hidratação e esfoliação ajudam a cuidar da pele da axila.

Como é uma parte do corpo que não está sempre à mostra, a axila sofre com as conseqüências da falta de cuidados. A depilação, o uso de desodorantes inadequados e a falta de hidratação são alguns dos fatores que contribuem para a irritação dessa região sensível.


O primeiro passo é entender quais hábitos têm conseqüências negativas para a pele das axilas e saber como evitá-los. Neste artigo, confira seis dicas sobre o assunto.

1. Esfolie e hidrate a pele das axilas regularmente

Muitas pessoas sabem da importância de esfoliar a pele do rosto e também a do corpo. Mas esse processo, que remove as células mortas da superfície da pele, também é importante para as axilas, já que o acúmulo de células mortas pode facilitar a proliferação de bactérias. A esfoliação também ajuda a expor os folículos capilares, auxiliando na depilação.

Você pode usar um produto esfoliante, aplicando-o com uma esponja ou com a mão. Como a fricção remove camadas de pele, é importante deixar a região descansar por algum tempo. Por isso, é aconselhável fazer a esfoliação duas vezes por semana, no máximo.

A hidratação, assim como a esfoliação, deve ser aplicada em toda a pele. A pele das axilas costuma ficar irritada e ressecada com o uso de desodorantes inadequados. Uma opção são os antitranspirantes Dove, que contém ¼ de creme hidratante na sua composição, protegendo a pele das axilas desses processos prejudiciais; outra é aplicar o mesmo creme hidratante que você usa no restante do corpo.



2. Cuide de sua pele depois da esfoliação

Quando você passa uma lâmina sobre a pele, abrem-se inúmeros cortes em sua superfície. Eles são minúsculos e não provocam danos profundos, já que cicatrizam rapidamente, mas quando você aplica imediatamente um produto químico ou quando a região depilada se enche de suor, podem surgir problemas de irritação.

É importante esperar algum tempo até que a pele se recupere da depilação, e mais tarde, utilizar produtos com ingredientes hidratantes.

3. Aproveite os primeiros minutos no chuveiro

O chuveiro é um lugar adequado para a depilação com lâmina porque a umidade amacia os pelos, facilitando sua remoção. Mas cuidado: a depilação deve ser feita no começo do banho, já que depois de alguns minutos a pele incha, comprometendo o deslizamento da lâmina. Também é importante secar completamente a lâmina entre as depilações, porque a umidade favorece o acúmulo de bactérias.

Embora não seja preciso comprar um produto específico, na depilação com lâmina é importante evitar sabonetes com ação desodorante, fragrâncias ou álcool. Escolha produtos neutros com propriedades hidratantes.

4. Use uma lâmina adequada

Como a pele é danificada a cada passagem da lâmina, é importante reduzir o atrito ao máximo. Para isso, use um aparelho bem afiado e, de preferência, com várias lâminas, que removem mais pelos de uma só vez.

Preste atenção às indicações de uso e de substituição presentes na embalagem da lâmina.

5. Prepare suas axilas antes da depilação com cera

A depilação com cera remove uma fina camada de pele, o que a deixa vulnerável a irritações e infecções. Se a cera estiver muito quente, podem ocorrer pequenas queimaduras, que escurecem a pele ou fazem com que perca a elasticidade.

Para reduzir esses efeitos, prepara-se bem para a depilação. O primeiro passo é a esfoliação, que desbloqueia os folículos para que os pelos possam ser removidos com mais facilidade. Ela pode ser feita com uma esponja alguns dias antes. Também é importante aplicar uma loção ou creme para amaciar os folículos.

O tamanho dos pelos é um ponto essencial: se estiverem muito curtos, a cera não grudará direito; se estiverem compridos demais, podem se quebrar antes da extração da raiz. O comprimento ideal é de cerca de seis milímetros.

O que você achou dessas dicas? Como você cuida das suas axilas?

VIA

Gostou? Então compartilhe:

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT