ÚLTIMAS POSTAGENS

Tempo frio exige mais cuidados com a pele

As baixas temperaturas fazem a pele ressecar e até descamar. Com o tempo mais seco e frio, as pessoas também tendem a adquirir hábitos errados como abusar de banhos quentes e demorados para aquecer o corpo, beber pouca água, não usar protetor solar, entre outros.


O frio leva a uma vasoconstrição, ou seja, há uma redução no tamanho dos vasos na tentativa de reter o calor do corpo, levando a um gasto de energia e a perda de água, o que provoca a desidratação. “Esta estação também diminui a produção de gordura (lipídeos) na pele, pois a glândula sebácea é menos estimulada”, explica a médica dermatologista Geana Lima, especialista em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética e responsável pelo departamento de dermatologia do Studio & Laser Centro Estético.



Beba água
Beba pelo menos 1,5 litro de água por dia, mesmo se estiver sem sede. A água ajuda na hidratação e elimina toxinas. A hidratação é essencial e deve ser mais intensa nos dias frios.

Use hidratante no corpo
Logo após o banho, ainda com a pele úmida (pois isso aumenta o poder de hidratação do produto), use hidratante no corpo, principalmente nas pernas e braços que são locais com poucas glândulas sebáceas e que ressecam com facilidade.

Evite passar a língua nos lábios
A saliva contém um pH mais ácido que o da pele e este hábito piora o ressecamento e leva a fissuras e descamações. Use hidratantes labiais. Se for mulher, abuse dos batons, pois com a ação do frio os lábios podem rachar e até ficar feridos. De preferência, opte por cosméticos com foto proteção.

Não deixe de usar o protetor solar diariamente
Para o rosto, não dispense os hidratantes com protetor solar. Se a pele for oleosa ou tiver espinhas, use produtos em gel ou oil-free (sem óleo).

Procure um dermatologista
O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de propiciarem o aparecimento de doenças da pele como a dermatite atópica e a dermatite seborreica. Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.

Abuse dos antioxidantes
Coma menos alimentos gordurosos, mais frutas e verduras ricas em vitamina A, E e C, pois são antioxidantes.

Evite banhos quentes
Evite banhos quentes e o uso de buchas. Use sabonetes neutros, à base de glicerina ou ceramidas, para não retirar a oleosidade natural da pele, predispondo a um maior ressecamento.

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT