Provavelmente você já ouviu por aí que a musculação colabora tanto para a queima de calorias quanto para o desenvolvimento de músculos. O que muitos não sabem é que esses são processos distintos, chamados respectivamente de cutting e bulking. Enquanto o primeiro investe na eliminação da gordura corporal, o segundo propõe o aumento da massa magra.
Ambas as etapas são seguidas com exercícios físicos aliados a uma alimentação específica. Confira a seguir algumas dicas e curiosidades para conquistar o corpo dos sonhos.
Entenda o bulking e o cutting
Grande parte dos adeptos da musculação busca o aumento da massa muscular, ou seja, um corpo maior e mais forte. Esse processo é chamado de bulking e funciona com a ingestão de um número de calorias superior à queima. No entanto, essa dieta hipercalórica deve ser saudável, incluindo carnes magras, ovos e laticínios livres de gordura.
Na fase do bulking, é preciso muita disciplina em relação ao cardápio e às atividades físicas. O atleta deve investir em exercícios aeróbicos como corrida, luta e ciclismo para evitar os ganhos de gordura. Ao mesmo tempo, precisa comer de três em três horas para não ocasionar a queima de massa magra.
O que ocorre é que a dieta "para engordar" às vezes sai do controle, colaborando para o aumento da gordura corporal. Para eliminá-la e, assim, atingir um bom nível de definição muscular, recorre-se ao chamado cutting.
Esse processo é realizado especialmente por fisiculturistas profissionais antes das competições. Eles apostam em uma dieta rica em proteína e pobre em carboidratos. O resultado é a eliminação da gordura sem abrir mão da massa magra.
Saúde aliada à força
Algumas pessoas acabam se equivocando ao pensar que o período de bulking significa ingerir qualquer tipo de alimento sem culpa. Esse processo de aumento de massa está associado à queima de gordura. Ou seja, quanto mais alimentos "errados" forem ingeridos, mais difícil será alcançar a definição total.
Por exemplo, um hambúrguer pode, de fato, ajudar a aumentar a massa, mas será preciso suar muito para eliminar a gordura que o lanche traz ao organismo. Por isso, é importante estar atento ao processo desde o início. A preferência é por alimentos ricos em proteínas boas, que contribuam para a formação muscular saudável.
Para resultados mais positivos, o acompanhamento de um nutricionista é muito importante. Um profissional qualificado poderá indicar quais são os alimentos mais eficazes para atingir com saúde os resultados esperados no treino.
Tanto o bulking quanto o cutting devem ser feitos de forma correta e consciente, visando a um aumento de massa muscular saudável. Dessa maneira, os resultados tendem a ser mais efetivos e permanentes.
FONTE
Bulking: Veja como ganhar massa magra com saúde.
Pra Ficar Charmosa às 14:32 Tags: , Dieta hipercalórica , Fisiculturismo , Hipertrofia , Massa muscular , saúde | Comentários: 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Todas as postagens aqui são linkadas.
Postar um comentário