Você já pensou em trocar o carro pela caminhada ou andar de bike? Parece difícil, mas a intenção é ajudá-lo a ter mais saúde em sua vida.
Mas qual a quantidade mínima necessária para promover os benefícios relacionados à caminhada?
Alguns estudos tentaram esclarecer tal questão e um mínimo de 1.000 kcal por semana tem sido preconizado. Esse volume de treinamento corresponde em torno de 150 minutos de atividades moderadas e 75 minutos de atividades intensas por semana, o que estaria associado a menores taxas de doença cardiovascular e morte prematura.
Um estudo conduzido por Landi e colaboradores verificou a relação entre caminhada regular e risco de morte por todas as causas. Os autores acompanharam 248 idosos de ambos os sexos com independência funcional nas atividades diárias por 24 meses.
O acompanhamento do volume de treinamento foi realizado por questionário e os indivíduos deveriam se enquadrar em quatro categorias, a saber:
- caminhavam 30 minutos ou menos;
- 30 minutos;
- 60 minutos;
- mais que 60 minutos.
Conclusão do estudo:
A partir das respostas obtidas, o grupo foi dividido entre os que caminhavam menos e mais que 60 minutos para análise estatística. Dentre os resultados encontrados, destacamos que o grupo que caminhava 60 minutos ou mais, que teve menor probabilidade de depressão e uma menor prevalência de déficit cognitivo, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão e artrose, além de menor uso de remédios.
Em relação à probabilidade de morte, após o ajuste para idade, sexo e outros potenciais fatores intervenientes, o grupo que caminhava uma hora ou mais teve menos chance de morrer quando comparado ao grupo sedentário. Apesar de limitado controle das variáveis de prescrição do exercício (intensidade, duração e frequência), a caminhada, enquanto atividade moderada, se mostrou benéfica para a promoção da saúde e redução do risco de morte nesses indivíduos.
Fica a dica: O que fica na prática é que ao longo do tempo, através de uma progressão de volume e intensidade a caminhada deve ser feita de uma maneira intensa (puxada).
Bike é ótima opção
Você já tentou deixar um pouco o carro de lado e pegar a bike para fazê-la meio de transporte?
Além de estar fazendo um ótimo exercício, queimando calorias e trabalhando a parte cardiovascular, a musculatura dos membros inferiores e o equilíbrio, você ainda estará contribuindo com o meio ambiente se deslocando de uma maneira ecologicamente correta.
Levando em consideração ainda o agravante aumento de carros na rua e consequentemente, o caos no trânsito e a falta de vagas para estacionar, você estará praticando várias ações positivas para você e os outros.
Muitas vezes, pelo comodismo ou mesmo pela forca de hábito, você acaba pegando o carro sem pensar na possibilidade de ir de bike. Então, a partir de agora, saia da zona de conforto e procure se perguntar: por que não de bike?
Vamos que vamos!
FONTE
Vamos trocar o carro pela caminhada ou bike?
Pra Ficar Charmosa às 11:18 Tags: , Bike , Caminhada , Dicas de Saúde , Exercícios , Projeto Verão , Saúde da Mulher | Comentários: 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Todas as postagens aqui são linkadas.
Postar um comentário