ÚLTIMAS POSTAGENS

Aprenda como evitar o diabetes com dieta e exercícios.

É possível evitar o diabetes tipo 2, que atinge normalmente adultos com sobrepeso ou obesidade.

O diabetes mellitus vitima milhões de pessoas em todo o mundo, com aumento exponencial de casos a cada ano – inclusive entre crianças e adolescentes. Ele se divide nos tipos 1 e 2, com características e sintomas distintos, e está ligado a fatores genéticos, obesidade e estilo de vida (sedentarismo).


Apesar de não haver cura disponível, o diagnóstico precoce, a prevenção e o controle glicêmico e arterial (pressão) são as principais armas para evitar as inúmeras complicações decorrentes da doença.

É possível evitar o diabetes?

O Tipo 1, mais raro e muitas vezes assintomático, costuma se manifestar ainda na infância ou pré-adolescência, pois suas causas são hereditárias. Nesses casos, não há como evitar o diabetes, pois ele se revela quando o pâncreas deixa completamente de produzir insulina, necessitando de injeção externa da substância. Em geral, durante uma crise de hipo ou hiperglicemia (taxas muito baixas ou muito altas de glicose na corrente sanguínea, respectivamente).

A maioria das pessoas (90% dos pacientes) é portadora do tipo 2, cuja principal característica é “resistência à insulina”, porque a produção não chega a cessar, mas é insuficiente para administrar a taxa de glicose disponível no sangue. Atinge prioritariamente adultos obesos, porém geralmente é menos perigoso e pode ser controlado através de dieta e exercícios.

Grupos de risco

Assim como outras doenças, o diabetes também ataca mais acentuadamente pessoas com determinadas características, os chamados “grupos de risco”. Faixa etária acima de 40 anos de idade, hipertensão, obesidade, estresse emocional, colesterol elevado e fatores hereditários são os principais aspectos a serem observados.

Quem apresenta uma ou mais dessas características precisa consultar um profissional e verificar regularmente seu índice glicêmico, pois o diagnóstico precoce é a melhor maneira de prevenção. Além do exame, a manutenção de alguns hábitos saudáveis é fundamental para afastar complicações decorrentes do excesso de açúcar.

Pensando nisso, elaboramos a lista a seguir, que oferece dicas valiosas de como evitar o diabetes:

Aprenda como evitar o diabetes

Alimentação balanceada

O principal meio de prevenir, controlar e reverter o diabetes é manter uma dieta saudável, baseada em frutas, verduras, vegetais, gãos e fibras e isenta de gorduras e açúcares. Também é importante estabelecer (e cumprir) regras ao comer, tais como horários fixos para as refeições e intervalos de no máximo três horas entre uma e outra. O ideal é que se come pelo menos seis vezes ao longo do dia e o jejum noturno não ultrapasse oito horas.

Atividade física regular

Manter o corpo fortalecido, através de uma rotina de exercícios, não é apenas um modo de como evitar o diabetes, mas também inúmeras outras doenças respiratórias, cardiovasculares e sistêmicas. A prática regular dispara diversos hormônios e enzimas na corrente sanguínea, contribuindo positivamente para a taxa glicêmica se manter estável.

Controle de peso

Item fundamental para a manutenção da saúde, manter um corpo isento de sobrepeso é uma das maiores garantias de como evitar o diabetes.

Hábitos saudáveis

Tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas são sinônimos de imunidade baixa e porta sempre aberta para moléstias. Procure afastar essas práticas de sua vida, optando por hábitos saudáveis e recompensadores.

Descanso apropriado

Tão importante quanto o que se faz enquanto estamos acordados é a qualidade de nosso descanso. Muitas doenças estão relacionadas a distúrbios do sono, que tem importante função reparadora no organismo. Tente qualificar seu descanso, dormindo em ambiente confortável, sem iluminação e pelo número adequado de horas (em média, 8). Se necessário, recorra a pequenas sestas ao longo do dia. Desse modo, seu sistema imunológico se fortalecerá.

Fonte: Mais Saudavel

Gostou? Então compartilhe:

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT