ÚLTIMAS POSTAGENS

Meu filho falou um palavrão! E agora?

Pais não devem morrer de susto quando isso ocorrer. O ideal, explica pedagoga, é orientar os filhos.

Qual pai nunca passou por uma saia justa quando o filho solta um "putapaiu" do nada? E qual mãe nunca quis sumir quando a criança, num acesso de malcriação, importa do seu vocabulário alguns palavrões ou mesmo expressões mais agressivas? Quando os filhos iniciam essa fase 'boca suja', explicam os especialistas em comportamento infantil, muitas vezes não têm noção do que aquela palavra significa.

Será que a velha bronca "vou lavar a sua boca suja com sabão!" realmente funciona? Afinal, o que os pais devem fazer quando o filho solta um palavrão pela primeira vez? Para Caio Feijó, mestre em psicologia da infância e adolescência, os pais devem identificar como a criança teve contato com aquela palavra.

Procure saber se isso ocorreu, por exemplo, dentro de casa, enquanto brincava com os amigos ou mesmo na rua, ao ouvir a conversa de estranhos. Também é essencial saber se ela compreende o significado do palavrão que disse.



"Muitas vezes os pequenos falam palavrões, mas não têm a mínima ideia do que se trata. Por isso, ao identificar onde a criança ouviu essa palavra, é o momento dos pais iniciarem uma boa conversa sobre o ocorrido. Os filhos precisam ser informados e orientados a respeito das consequências sociais disso", explica o psicólogo, autor de livros sobre o assunto como "Pais competentes, filhos brilhantes" e "Os 10 erros que os pais cometem".

A recomendação da pedagoga Cristina Carvalho, e coordenadora pedagógica do Colégio Joana D’Arc, é que os pais não se assustem na hora que ouvir a criança soltar um palavrão. "Em algum momento este palavreado vai surgir. Daí a importância de sentar e conversar, de forma amena, para descobrir onde os pequenos aprenderam a palavra. Mas não estenda muito esse bate-papo e lembre aos filhos de que eles não devem falar isso por aí", assegura Cristina.

VIA

Gostou? Então compartilhe:

Postar um comentário

A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.
 
TOPO
Copyright © 2015 Pra Ficar Charmosa. Designer by OT | GT