Franquia X Negócio próprio
Você resolveu largar tudo e começar do zero! Hora de tirar do papel o plano de criar sua empresa. E o que você deseja: criar uma empresa totalmente nova ou abrir uma franquia de uma loja já conhecida? Para tirá-la da dúvida, listamos as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio para você ver seu sonho virar realidade e alcançar de vez o sucesso.
Franquia
Vantagens
· Estrutura pronta e marca consolidada.
· Já conquistou a confiança do público.
· O risco de a empresa dar errado é menor. Mesmo assim, a grana não é instantânea. O retorno depende também da localização escolhida e da administração do seu negócio.
Desvantagens
· Menos liberdade. É preciso seguir as regras da marca por contrato. Até o guardanapo tem de ser idêntico ao das outras lojas franqueadas!
· Se o contrato não for renovado, você não poderá atuar no mesmo ramo por dois anos.
· É preciso ter uma grana alta para comprar a marca - e o valor varia.
· Mais gastos! Além da franquia, há um valor mensal cobrado de propaganda e royalties (em forma de taxa fixa ou porcentagem sobre o faturamento).
Negócio próprio
Vantagens
· Autonomia para fazer o que quiser com a marca e os produtos.
· Se tudo der errado, nada a impede de começar de novo no mesmo ramo imediatamente.
· Você pode montar a loja do jeito que achar melhor. É possível orçar preços com os fornecedores até encontrar um valor que seja bom para todos - e caiba no seu bolso.
· Você é completamente livre para ampliar ou diminuir seu portfólio a qualquer momento.
Desvantagens
· No começo, não há público fidelizado nem força da marca.
· Você assume 100% dos riscos - mas do lucro também!
· Precisa pagar mais caro para contratar serviços de terceiros.
E o ramo de atuação?
Antes decidir se quer uma franquia ou um novo negócio, pare e pense no que faria você se levantar da cama (com muito prazer!) todos os dias de manhã...E não apenas no que pode dar dinheiro! Claro, o ideal é unir o útil ao agradável, mas o que mais vale é escolher uma área com a qual tenha afinidade. Se adora uma cervejinha e vive se inscrevendo em cursos de especialização, não seria legal montar um loja para vender ou produzir bebidas artesanais? Afinal, você já conhece os rótulos, sabe como funciona a produção...
VIA
Postar um comentário