O designer italiano Roberto Palomba defende o uso do colorido e apresenta uma nova coleção de louças repleta de tonalidades vibrantes e transparências
“Qualquer ambiente pode receber cor, não há restrição.” A proposta de trazer alegria aos espaços da casa por meio de cores vibrantes é defendida por Roberto Palomba. O designer italiano abusa de espontaneidade na escolha de tonalidades, como laranja e vermelho, em peças e decorações. “Acredito que as cores despertem sensações e, por isso, devem estar sempre presentes na casa. A natureza está repleta de tonalidades diferentes. Quando olhamos para o verde, por exemplo, logo pensamos em florestas e no frescor da mata”, diz ele, que esteve no Brasil a convite das marcas Laufen e Kartell para o lançamento de uma nova coleção de móveis e louças.
Palomba recorre ainda a formatos orgânicos e desenhos fluídos no desenho de suas peças, valendo-se de materiais como vidro, cerâmica e plástico – sem nunca esquecer-se de investir na garantia da emoção. “O design precisa transmitir verdade e ser espontâneo. Mas o resultado final dependerá muito do talento do artista e de sua ousadia no momento de inovar”, afirma. O trabalho do reconhecido designer italiano, desenvolvido em conjunto com a esposa (no escritório Ludovica + Roberto Palomba), já resultou em prêmios como Good Design Award, Red Dot e Compasso D'Orom.
Sustentabilidade nos projetos é outra questão muito valorizada por ele. E o objetivo não é ficar restrito apenas a novos materiais. O importante é desenvolver processos sem agredir o meio ambiente. “Às vezes, as pessoas não identificam o tamanho do impacto que uma produção pode causar na natureza. Os processos devem ser estudados e ter eficiência garantida para serem realmente sustentáveis”, afirma. Desse modo, nada melhor do que apostar em quesitos como o aumento da durabilidade e eficácia (diminuindo o consumo de água e energia, por exemplo) na criação dos produtos.
A nova cerâmica da Laufen by Kartell é uma destas apostas. O material foi desenvolvido de modo a trazer mais dureza e resistência às peças. Além disso, a coleção de louças lançada na capital paulista nesta semana ainda traz a beleza da estética transparente. “Procurei o frescor da transparência do policarbonato ao criar peças ‘nômades’, que podem ser usadas em outros locais da casa além do banheiro”, diz.
VIA
Traga energia para os ambientes da casa. Abuse das cores!
Pra Ficar Charmosa às 10:38 Tags: , Ambiente , Compasso D'Orom , Decoração , Designer , Good Design Award , Laufen by Kartell , Red Dot , Roberto Palomba | Comentários: 0
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Todas as postagens aqui são linkadas.
Postar um comentário